domingo, 4 de novembro de 2018

O Anjo das Trevas



Caleb Carr

Editora Record


Encadernação comum; Editoração normal; Papel comum.... mas uma excelente e envolvente história. O que não compreendo é como um livro tão bom como este se tornou tão difícil de adquirir. Tive que pesquisar nos usados e ficar aguardando para receber. Nas livrarias de novos não tinha nem para encomenda!

Conheci o autor através da série homônima baseada no seu outro livro “O Alienista”, a qual pode ser encontrada no Netflix. O personagem principal nos dois livros, Dr. Laszlo Kreizler, é um pioneiro da psiquiatria forense, cujo maior objetivo é conseguir entender os meandros da mente humana e o que as levam a cometer crimes hediondos, o que poderia auxiliar no tratamento dessas doenças bem como nos casos que envolvem crianças, que muitas vezes são vítimas de adultos insensíveis e presos a preconceitos que não lhes permitem ver o dano psicológico que muito supera o físico. O próprio Dr. Laszlo foi vítima de abuso na infância, por um pai rude e autoritário, que lhe deixou como eterna lembrança uma atrofia no braço direito.

No caso da série, na abertura de cada capítulo aparece uma explicação para o termo “Alienista”.

“No século 19, acreditava-se que pessoas que sofriam de doenças mentais eram alienadas de sua verdadeira natureza. Os especialistas que as estudavam eram conhecidos como alienistas.”

Em O ANJO DAS TREVAS, o escritor americano Caleb Carr retorna ao universo de seu maior sucesso de público e crítica, O alienista. Estamos na Nova York do final do século XIX. A trama se passa um ano depois de o Dr. Laszlo Kreizler — um pioneiro da psiquiatria forense, auxiliado por um restrito grupo de colaboradores — ter descoberto o assassino serial John Beecham usando seus conhecimentos científicos. Durante esse tempo, Kreizler e seus colaboradores conseguiram se distanciar da realidade mórbida daqueles crimes. Mas acabam levados de volta à pista de um assassino igualmente terrível quando são chamados para descobrir o paradeiro da filha de um diplomata espanhol. Isso às vésperas da guerra hispano-americana que colocou EUA e Espanha em lados opostos do campo de batalha.
Mais uma vez Caleb Carr demonstra grande habilidade na recriação do passado, tanto das ruas mais sórdidas quanto a dos salões mais elegantes de Manhattan. Uma sociedade que jantava no Delmonico’s e passava férias em Saratoga, um lugar que escondia pistas sobre a identidade do criminoso. Um romance empolgante com uma reconstituição impecável e cativante da Nova York da virada do século. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Imagem de Mariana Britto
Sigo andando a passos largos...
...sem rumo e sem destino, apenas observando o que se passa e o que passou, o conhecimento traz prazer mas também traz dor.
Jade

Postagens populares