Vai deixa de tristeza e deixa o sonho te levantar, acredite que é possível ainda hoje uma virada, acredite que tudo foi apenas um engano, mantenha a rota do seu barco da vida, não desista novamente, as pedras são apenas restos que a chuva trouxe... amar, viver, sonhar, acreditar, lutar e até o chorar, são fases que compõem o grande quadro chamado vida, onde a tela é a sua história, as tintas são as pessoas que passam por ela, mas, o pintor, o responsável pela obra é sempre você! (Autor desconhecido)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Café e Cultura em Gramado

Livraria e Bistrot Sucelus

Desde 15 de abril 2011, Gramado conta com uma nova livraria Sucelus na Av. Borges de Medeiros, nº 2727. Um local bonito e agradável, onde cultura e gastronomia interagem, encantando a clientela e tornando a leitura um ato ainda mais prazeroso. Um espaço de 400 metros quadrados, no Largo da Borges, também chamado de segunda rua coberta pelos Gramadenses e Próximo do cinema. Você pode aproveitar para tomar um café ou uma bebida, acompanhado ou não de doces e comidinhas convidativas. Horário de funcionamento das 10 às 20hs, ou até mais tarde, conforme o movimento.

Foi neste local encantador, que encontrei o livro “Por que amamos Ler?”.
Enquanto saboreava um delicioso café cortado e o clima do lugar, observava as estantes de livros a minha volta. Eram como um imã para minha alma e quase distraidamente encontrei este pequeno, mas muito interessante livro de Brian Bristol.
Este é o texto da contracapa:

Coletâneas são livros especiais. Elas surgiram na Renascença, a partir dos diários que os escritores utilizavam para fazer anotações e colocar suas frases mais inspiradas.
Após herdar de sua avó inúmeras caixas com cadernos de anotações, coleção de frases, cópias de poemas e recortes que tinham vital importância para ela, o autor, ainda na infância, teve despertado o prazer pela leitura. E começou a colecionar citações específicas sobre livros por volta dos 16 anos, inspirado na famosa frase de Cícero “um quarto sem livros é como um corpo sem alma”. Como o meu quarto tinha livros nas prateleiras, debaixo da cama, espalhados pelo chão, no beiral das janelas, praticamente em todo o espaço disponível, eu me convenci de que talvez a minha ideia de decoração não era tão ruim assim. Embora meus “recortes” não me transformassem em um grande escritor, a proximidade espiritual com outros homens das letras alimentou meu ego, quem sabe a minha alma, e continuei colecionando citações ao longo da vida.

O resultado dessa paixão pessoal é o livro que está agora em suas mãos, que inclui textos escritos pelos maiores pensadores de todos os tempos. É simplesmente um compêndio de comentários sobre livros feitos por quem é ou foi um apaixonado pela leitura. Serve para nos lembrar do modo com que os livros nos humanizam, nos aproximam, faz aflorar o que temos de melhor; faz nos lembrar que livros causam impacto e que a leitura é importante. Que os leitores são importantes.


Super bacana este livro. São várias frases de escritores ou apenas pensadores, que num momento de inpiração criaram textos para ficar na memória. Irei dividindo algumas no blog, segue uma para começar:


"Os livros são os portadores da civilização. Sem os livros, a história se cala, a literatura emburrece, o pensamento e a pesquisa se interrompem. Eles são as máquinas da mudança, as janelas do mundo, os faróis em meio ao mar do tempo."
Bárbara Tuchman
Segue algumas fotos da livraria Sucelus para vocês sentirem o clima do lugar.

                                                                                                                                              


Divina Rosa
Maison provençal, móveis e decorações
Av. Borges de Medeiros, 2016 Gramado – RS
Mais um local encantador nesta cidade que tanto me atrai. Nem preciso dizer que vou muito a Gramado!...rsrsrs.
Não sei quanto a vocês, mas gosto muito de Gramado, uma cidade com charme e elegância, onde as pessoas são muito educadas e prestativas. Andando pelas ruas você se sente em outro lugar. É como se tivesse atravessado o Atlântico e visitado alguma cidade da Europa. As ruas são limpas e os motoristas se comportam com educação e gentileza, dando a preferência na maioria das vezes ao pedestre.


São muitas e muitas as lojas de que gosto, mas como não poderia falar sobre todas, escolhi esta, na qual encontrei um quadro com uma frase bastante interessante:

Somos todos anjos
com uma asa só
e só podemos voar
quando abraçamos uns aos
outros
                                                                                    
Nesta simpática loja, podem ser comprados vários itens de decoração no estilo provençal.  Para quem não sabe, esse estilo clássico e romântico nasceu no século 18 na Provence, região do sul da França cercada de campos, montanhas e paisagens iluminadas pelo sol. Para mim é um colírio para os olhos. Vale a pena conferir!


Imagem de Mariana Britto
Sigo andando a passos largos...
...sem rumo e sem destino, apenas observando o que se passa e o que passou, o conhecimento traz prazer mas também traz dor.
Jade

Postagens populares