Vai deixa de tristeza e deixa o sonho te levantar, acredite que é possível ainda hoje uma virada, acredite que tudo foi apenas um engano, mantenha a rota do seu barco da vida, não desista novamente, as pedras são apenas restos que a chuva trouxe... amar, viver, sonhar, acreditar, lutar e até o chorar, são fases que compõem o grande quadro chamado vida, onde a tela é a sua história, as tintas são as pessoas que passam por ela, mas, o pintor, o responsável pela obra é sempre você! (Autor desconhecido)

terça-feira, 1 de março de 2011

Incentivo à Leitura


"Um livro não é apenas um amigo, ele faz amizades para você. Quando você possui um livro com a mente e o espírito, você é enriquecido. Mas quando você passa o livro adiante você triplica sua riqueza".

Henry Miller


Nas minhas trocas de informações e pesquisas na internet, encontrei algumas coisas super interessantes sobre livros e pessoas que desejam compartilhar a leitura. Em vários lugares existem projetos como o "Livro sem Dono" de Nova Petrópolis/RS e "Livro Errante" de Recife/PE, São José do Rio Preto/SP e Maceió/AL. Um livro é deixado num lugar público, a fim de ser encontrado e levado por alguma pessoa, que depois de ler, deve também passar adiante para não quebrar a corrente.

Eu estava falando com uma amiga sobre isso e ela me contou que aconteceu com ela, que coincidência!
Uma tia dela encontrou um livro chamado “Peixe Dourado de J.M.G. Le Clézio” em Santa Catarina e o trouxe para ela. A iniciativa nesse caso, foi da Livraria Catarinense, que cola um selo na capa do livro, onde se lê “Passe Adiante” e dentro tem uma etiqueta, conforme imagem abaixo. Muito legal!



Também esbarrei no Projeto BookCrossing, sobre o qual compartilho aqui

O que é BookCrossing?
O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos,  possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal.

História
O BookCrossing foi concebido em 2001 pelo programador Ron Hornbaker. No mês seguinte foi lançado o site www.bookcrossing.com. Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global: está presente em 130 países, com mais de 6,2 milhões de livros registrados e 852 mil membros.

Processo
O fato de alguém encontrar um livro registado no BookCrossing não implica que tenha que registrá-lo no site, já que pode deixar um comentário anônimo ao livro. No entanto, quem desejar usufruir plenamente do site (participar dos fóruns, registar seus próprios livros, etc.) e juntar-se à comunidade, terá de se inscrever. A inscrição é totalmente gratuita e anônima, sendo que o novo membro terá apenas de criar uma identidade virtual que o identificará sempre que fizer novos registos no site. O BookCrossing baseia-se no conceito básico “Ler, Registar e Libertar”: Leia um bom livro, Registre-o no site para adquirir o número BCID e Liberte-o, passando para um amigo ou deixando-o em um local público.

Mais informações acesse AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Imagem de Mariana Britto
Sigo andando a passos largos...
...sem rumo e sem destino, apenas observando o que se passa e o que passou, o conhecimento traz prazer mas também traz dor.
Jade

Postagens populares