Vai deixa de tristeza e deixa o sonho te levantar, acredite que é possível ainda hoje uma virada, acredite que tudo foi apenas um engano, mantenha a rota do seu barco da vida, não desista novamente, as pedras são apenas restos que a chuva trouxe... amar, viver, sonhar, acreditar, lutar e até o chorar, são fases que compõem o grande quadro chamado vida, onde a tela é a sua história, as tintas são as pessoas que passam por ela, mas, o pintor, o responsável pela obra é sempre você! (Autor desconhecido)

sábado, 30 de outubro de 2010

Bella Toscana

A autora, Francês Mayes, que também escreveu o livro “Sob o Sol da Toscana”, que aliás virou filme, alterna residência entre a Califórnia nos Estados Unidos e Cortona, região da Toscana na parte central da Itália. Através deste livro, a exemplo do anterior, ela divide com os leitores uma parte de sua vida neste mundo pulsante que é a Itália.
Foto ao lado: casa da Autora.

Através de seus olhos, podemos ter uma noção do que seria viver naquele lugar maravilhoso. Esta região encantadora da Itália, em que predomina a vida rural e onde principalmente é cultivada a uva, podemos perceber que os italianos apreciam viver e comer bem. Pelo que descreve a autora, seus jardins são um caleidoscópio de cores e fragrâncias. Neles encontramos não só flores, como ervas e frutas. Aliás, sua flora é bastante parecida com a do Brasil. Poderemos encontrar na Itália dálias, rosas, lírios, gerânios, glicínias, margaridas, amor-perfeito e muitos mais. Na Itália toda, à exceção de zonas montanhosas, encontram-se a típica vegetação mediterrânea: oliveiras, laranjeira, limoeiros, vides, macieira, pereiras e pessegueiros. A região é formada por dez províncias: Florença (a capital), Siena, Arezzo, Pisa, Grosseto, Lucca, Livorno, Massa-Carrara, Pistoia e Prato e banhada pelos rios Lígure e Tirreno. As províncias são na sua maioria rurais e contemplam plantações de flores, vinhedos e pomares, distribuídos nos vales e encostas que merecem ser percorridas de carro, através dos caminhos charmosos e encantadores, cercados pelos campos de girassóis e oliveiras, plantações de lavanda e incontáveis vinícolas. Abençoada com grande beleza natural, vinhos e uma incomparável herança artística, a Toscana é a região italiana do Renascimento e provavelmente um dos principais destinos de jovens casais em lua de mel.

Trechos do livro:

“...Na primavera a terra intumescida anseia por sementes de nova vida.
Linda, a terra nas dores do parto, sob um nervoso vento oeste.
Soltam-se os campos, uma leve umidade está por toda parte.
Confiante cresce a relva, pois o sol jovem não lhe fará mal.
Os rebentos da vinha não temem a tempestade que se ergue do sul.
Nem a chuva de gelo que vem dos céus soprada pelo vento norte...
Não, corajosos, eles brotam agora e revelam suas folhas.
Assim foi desde que o mundo é mundo.
Cá está o brilhante alvorecer e o ritmo dos dias”.
Por Horácio (poeta lírico e satírico Romano)

“Os perfumes atuam como a música e a poesia, despertando sentimentos indizíveis que percorrem o corpo todo”.

Casa típica Toscana, na elevação do terreno

Cipreste, árvore típica da Toscana

Campo de Girassóis

Comuna Colle di Val Delsa

Firenze

Anjo em San Miniato

San Gimignano

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Imagem de Mariana Britto
Sigo andando a passos largos...
...sem rumo e sem destino, apenas observando o que se passa e o que passou, o conhecimento traz prazer mas também traz dor.
Jade

Postagens populares