sábado, 26 de novembro de 2011

Alexei Antonov



Alexei Antonov nasceu na Rússia, em 1957, e vem tentando pintar com as duas mãos (é ambidestro). Alexei diz que consegue lembrar-se de si mesmo desde os dois anos de idade e que aos três já era um terror para sua mãe, pois pegava seu batom para desenhar. Em toda a infância o desenho foi algo marcante, embora deixasse a desejar nas outras classes, se superou na arte e no canto.
Em 1972 entrou na Faculdade de Arte do Estado, em Baku, onde aprendeu a pintura impressionista, realista e abstrata menos a clássica. Em 1976 se formou e foi trabalhar no Instituto Reseach of Design, em Moscou. De 1986 a 1990 morou em Moscou e trabalhou como artista gráfico e ilustrador de revistas publicadas pela agência de notícias russa principal, "Novosti" (News). Também projetou cartazes para os principais cantores e grupos de rock durante este período de tempo, mas seu trabalho mais importante foi o estudo ativo e atento da técnica de antigos mestres como Rubens, Van Dyke e Snyders.

Em 1988 deixou a Rússia pela primeira vez, foi visitar a Itália para estudar as pinturas nos museus e apresentar alguns dos seus trabalhos. Em 1989 abriu a Rubens Gallery, em Moscou, sob o patrocínio dos bancos centrais juventude jornal Komsomolskaya Pravda. Também participou em inúmeras exposições em Moscou, que foram cobertas pela imprensa russa.

Em 1990 foi viver e trabalhar nos EUA. Conforme relato de Alexei, esta técnica única e clássica é praticada por pouquíssimos artistas e não é mais ensinada nas escolas de arte. Suas obras podem ser encontradas em coleções particulares de vários países ao redor do mundo.

O Domínio das cores e da luz foi o que mais me atraiu nas pinturas de Alexei. Elas são vibrantes e cheias de vida, lembrando de fato o trabalho dos mestres. Ele conseguiu captar a delicadeza das flores de uma forma muito bela, sem falar no realismo de tecidos, metais e vidro, é impressionante.

Espero que gostem também.
 
Bj
Jade











Um comentário:


Imagem de Mariana Britto
Sigo andando a passos largos...
...sem rumo e sem destino, apenas observando o que se passa e o que passou, o conhecimento traz prazer mas também traz dor.
Jade

Postagens populares