Vai deixa de tristeza e deixa o sonho te levantar, acredite que é possível ainda hoje uma virada, acredite que tudo foi apenas um engano, mantenha a rota do seu barco da vida, não desista novamente, as pedras são apenas restos que a chuva trouxe... amar, viver, sonhar, acreditar, lutar e até o chorar, são fases que compõem o grande quadro chamado vida, onde a tela é a sua história, as tintas são as pessoas que passam por ela, mas, o pintor, o responsável pela obra é sempre você! (Autor desconhecido)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ler é exercitar a mente

Mais do que um ato cultural, a leitura serve como instrumento para mantermos o cérebro ativo. Da infância à velhice, o hábito fortalece a memória e dá asas à imaginação.
Quando crianças, esbanjamos criatividade e imaginação. Aguçar essas características, porém, é possível em qualquer fase da vida. Através da leitura desbravamos universos e expandimos nossa cultura. “Nada se cria, tudo se copia. Quanto mais informações variadas a pessoa receber, mais criativa ela será”, aponta Maurer Martins, neurologista do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre. Mas, mais do que isso, a leitura estimula a memória. “A importância desse hábito para o cérebro é comparável à da atividade física para o organismo”, relata Maurer.
Para se manter em forma mentalmente, portanto, é necessária a prática de exercícios. A leitura, por sua vez, é o mais abrangente. Isso porque a variedade de gêneros é imensa e, independentemente do estímulo, o cérebro tenta compreender e armazenar os dados.

Estante Virtual
Todavia, os benefícios da leitura são quase que ignorados se comparados aos da praticidade. Na correria do dia a dia, pouco tempo é destinado exclusivamente ao hábito. Por isso, se desenvolveu o pensamento errôneo de que horas ao computador substituem aquelas passadas com o livros. “Para a leitura ser benéfica ao cérebro, é preciso estar atento.  Internet dificulta a concentração”, atesta Maurer Martins.

Quem quiser conferir esta matéria interessante na íntegra, pode acessar o site da Panvel Farmácias clicando aqui  e entrar na Revista SempreBem edição fevereiro/2011. Hoje ela ainda não está disponível, mas logo estará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Imagem de Mariana Britto
Sigo andando a passos largos...
...sem rumo e sem destino, apenas observando o que se passa e o que passou, o conhecimento traz prazer mas também traz dor.
Jade

Postagens populares