
Eu sempre curti histórias de Vampiros, tanto que li todos os livros de Anne Rice, minha autora favorita, e sempre ficava de olho no que surgisse sobre o assunto. Mas atualmente houve uma banalização do tema, o que quebrou um bom tanto da magia que cercava estes personagens. Pelo que percebi, tudo começou com Twilight e agora não param de lançar livros de vampiros. Espero que não saturem tanto o assunto ao ponto de depois não escreverem mais por algumas décadas.
(1) Dampiro - Segundo o folclore dos Bálcãs, um Dampiro é um híbrido de vampiro com mãe humana. Muito embora possuam alguns dos poderes dos vampiros, algumas lendas reportam-nos como caçadores natos dos mesmos. Os ciganos acreditavam que alguns vampiros tinham um apetite sexual insaciável e retornavam da sepultura para ter relações sexuais com a viúva ou uma jovem de sua escolha. As visitas continuadas do vampiro poderiam levar uma jovem a engravidar. O produto dessa união, geralmente do sexo masculino, era chamado dampiro. Acreditava-se que o dampiro tinha poderes inusitados para detectar e destruir vampiros — uma habilidade deveras importante. (fonte Wikipédia)
(2) Moroi - Seriam a espécie de vampiros do "bem". Se alimentam de comida normal e de sangue humano, porém, não matam o humano fornecedor. Caso o façam, eles acabariam por tornar-se Strigoi. Possuem uma certa resistência ao sol. Podem até ficar expostos a ele, mas por pouco tempo, pois vão ficando mais fracos. (fonte Wikipédia)
(3) Strigoi - Seriam como opostos aos Moroi, sendo os vampiros do "mal". Se alimentam apenas de sangue humano, matando a vítima após beber o sangue. São mortos- vivos. Ao contrário dos Moroi, não podem pisar em solo sagrado, não podem ficar nem um pouco expostos à luz solar e também, quando um Moroi vira um Strigoi, perde sua magia. Para tornar-se um Strigoi, podem ser Moroi, Humano ou Dhampiro, portanto, não se nasce Strigoi. (fonte Wikipédia)